quinta-feira, 24 de maio de 2012

O ENSINO PARTICULAR - PROFESSOR FIRMINO DE ARAÚJO PEIXOTO CRIA A ESCOLA PARTICULAR MACHADO DE ASSIS EM 1944


Em 1944, o professor Firmino de Araújo Peixoto, baiano de Belmonte, mudou-se de Araçuaí com sua esposa, a professora Belarmina Pereira Peixoto, para o Distrito de Paz de Joaíma e fundou  a Escola Particular Machado de Assis, oferecendo o ensino elementar de 1ª a 4ª série.

Nela estudavam os filhos de famílias abastadas ou aqueles mais levados que necessitavam de uma educação mais rígida. era uma escola de grande prestígio entre os moradores.

No seu currículo, além das disciplinas obrigatórias por lei: Língua Pátria, Aritmética, Ciências, Geografia, História, Moral e Cívica e Caligrafia, a escola oferecia aulas de Educação Física. Era comum ver o professor Firmino comandando alunos  pelas ruas da cidade, em marcha organizada, numa aula de civismo.

Os alunos que obtinham média inferior a 50 tinham a cabeça ornada com uma coroa de São Caetano (planta trepadeira de ramos flexíveis, de flores avermelhadas e frutos alaranjados, muito comum na região) e eram obrigados a desfilar na Praça João Chaves, ficar de joelhos na frente da turma ou eram submetidos a castigos físicos de palmatória.
 fonte:JOAÍMA  CONTA A SUA HISTÓRIA -Emirani Quaresma marques


Um comentário:

  1. Epha na minha epoca a D.Belarmina era diretora da escola,quem se lembra daquele grupinho de lata ao lado da matriz.D. Belarmina era uma parada,agora a d. Maria amelia sua filha um doce de professora me ensinou a ler....

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: