terça-feira, 1 de novembro de 2011

NÃO SÓ DE ALEGRIA VIVIA A RUA DO FOGO... CONTOS DE NOSSA GENTE - O COMÉRCIO DE MERETRIZES


O BORDEL
As chamadas mulheres de “vida fácil” em joaíma viviam, desde a época da vila, na Rua do Fogo; hoje, região familiar, denominada de Rua João Pinheiro, bem no centro da cidade. Anos depois tranferindo-se para a Rua bias fortes levando a mesma denominação de Rua do Fogo.
Em 1938, já existiam dois cabarés na zona boêmia; um de JOÃO PISTOLA  e outro de  EUZÉBIO (CABARÉ “ELE E ELA”). Quem por lá passou, com certeza, não se esqueceu... Ah!...Quem se lembra do restaurante de Ari servindo sua saborosa comida caseira.
Tornaram famosas grandes cafetinas que exploravam o comércio de meretrizes, a saber: Conceição Loura, Gabriela, Maria Baculeja, Mariazinha, Murila, Emília, Lourdona, Janetona e Teresona.
Todas as cafetinas tinham o seu cabaré que era uma casa de diversões onde se dançava e bebia, principalmente, nos finais de semana. Ali se curtia a boemia regada a muita bebida e festa.
Não só de alegria vivia a Rua do Fogo, pois como o nome   indica os ânimos ali esquentavam.
As pessoas desentendiam-se e, se agrediam com navalhas, facas e armas de fogo. Às vezes se matavam.
Na década de 80, a zona boêmia foi desativada. Hoje ,  é uma pacata zona residencial que guarda do passado apenas as lembranças e as lendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: