quinta-feira, 4 de agosto de 2011

JOAÍMA e TRADIÇÃO - O sacrifício para os romeiros vale à pena, visitar a Lapa é mais do que uma simples viagem a uma cidade que tem na gruta do bom Jesus o principal ponto turístico, o momento para muitos é de agradecimentos pelos milagres alcançados.


Toda região do norte e nordeste de Minas, pela proximidade geográfica, sofreu forte influência dos baianos. São nossos antepassados, colonizadores e povoadores e aprendemos com eles, entre outros costumes, a prática da romaria a Bom Jesus da Lapa.

Esta tradição em Joaíma se estende ano a ano desde os tempos da vila. Levas e levas de fiéis partiam em caravanas, a cavalo, outros a pé, em carros fretados, nas carrocerias dos caminhões cobertos com lona e adaptados com bancos de madeira. No entanto, os romeiros suportavam o cansaço e desconforto.
As mulheres, muitas delas, levando crianças no colo e as amamentando, lenços de seda sobre as cabeças, arrematando no queixo, para evitar sol e vento nos ouvidos e, sobretudo, em sinal de devoção, seguiam todo o percurso da viagem entoando músicas de louvor e agradecimentos ao Bom Jesus.

Quando voltam as romarias, na entrada da cidade e nas principais praças da cidade,soltam foguetes e rojões anunciando o retorno, em clima de muita alegria e em sinal de agradecimento, pela graça alcançada.As viagens em caminhões, hoje  são proibidas  pela Polícia Rodoviária.Atualmente a romaria é feita  em ônibus especiais que oferecem melhores condições de conforto e de segurança.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: