segunda-feira, 4 de julho de 2011

VOCÊ SABIA QUE... Essa Casa foi demolida, e em seu lugar foi construído o prédio onde era a Prefeitura de Joaíma, MG



Casa Luzo. Joaíma, MG, Brasil

De Portugal para o norte de Minas Gerais

Essa Casa foi demolida, e em seu lugar foi construído o prédio onde era a Prefeitura de Joaíma, MG -  cidade que traz o nome do cacique da tribo dos Botocudos, o Tuxáua Joaíma, o primeiro a se estabelecer aqui onde hoje é a cidade, hoje no local funciona o CESEC. A parte mais de trás  mostra a casa-escola do Professor Firmino (hoje,casa de Mirian Nilsen), onde  as crianças da cidade aprendiam as primeiras letras e levavam as primeiras palmatórias, sim. Ai, UAI !!! Pequeno malfeitor (prática adotada nos ensinos escolares na época).

 
Nesta velha casa viveu o Lendário Sr. Nicolau Brandão e sua esposa. Ele era português e comerciante em Joaíma. Aí na Casa Luzo ele vendia desde roupas até medicamentos e, também, emprestava "$" para fazendeiros da época.  Sr. Melquíades Ornelas, grande fotógrafo da época, que registrava todas essas fotos antigas de Joaíma e sua gente. Se não fosse o talento do Sr. Melquíades, não estávamos apreciando essas maravilhosas relíquias.


A casa à direita era  uma vendinha (hoje, Esquina do Mé, do Dinga) onde as crianças iam sempre "comer casados". CALMA, não te afobes, hehe... Este "casado" se faz com uma fatia de requeijão, outra de uma espécie de rapadura, mas muito mais gostoso do que rapadura. Põe-se uma sobre a outra, e 'nhac'.



                                                                         Prédio atual (CESEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: