terça-feira, 17 de julho de 2012

IGREJA CATÓLICA - 1894 - A EVOLUÇÃO DA IGREJA MATRIZ BOM JESUS DE JOAÍMA




Cypriano de Souza Ferreira, católico praticante,solicitou ao bispo de Diamantina, por intermédio do vigário de São Miguel do Jequitinhonha, a presença de um pároco na vila.Dessa feita, Frei   Emerenciano  Alves celebrou a primeira missa no povoado (10 de Agosto de 1894) e passou a dar assistência religiosa aos moradores.
Cypriano e seus filhos ergueram ali no povoado uma pequena e simples capela, feita de enchimento e de piso de terra batida e, em 06 de Agosto de 1900, celebrou-se a primeira festa em homenagem ao padroeiro, na época Senhor do Bomfim.
Em 1914, sob  a direção de Frei Samuel, a igreja foi reconstruída.

 No  ano de 1939  a igreja necessitava de uma reforma e deveria ser ampliada pois o número de fiéis havia  multipicado. Frei Floriano Groel, vigário de Joaíma, contrata mestre de obras e pedreiro para a construção da igreja, tendo Aurélio Almeida como engenheiro e autor do projeto da atual igreja. A conclusão das obras da igreja foi feita pelo holandês, Frei Carlos Setepam que movimentou a comunidade com festas, leilões e doações feitas por ricos fazendeiros e negociantes.  Angariou uma boa quantia em dinheiro e, para alegria  dos paroquianos, deu a igreja Bom Jesus de joaíma a estrutura que tem hoje.


1994/1995 - D. Guiomar Melo Murta coordena mais uma reforma.
Em 2008 iniciou-se uma verdadeira reforma dando cor e vida a este belíssimo cartão postal sendo concluídas as obras em  maio de 2010 pelo Padre Frank Willemsen Sacerdote dos Missionários do Sagrado Coração.








Um comentário:

  1. Esta postagem é motivo de grande alegria e emoção para mim, pois Cypriano de Souza Ferreira era meu tataravô. Agradeço a oportunidade que me deste de conhecer parte da minha história. Que Deus o abençoe sempre!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: