terça-feira, 19 de abril de 2011

19 de ABRIL - Comemore o Dia do Índio adotando algumas atitudes conscientes que são comuns no cotidiano dos indígenas


No dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio. A data, que existe desde 1943, traz um novo olhar sobre a importância na formação da identidade brasileira e de outros países.
Que tal celebrar a data de um jeito diferente? É claro que os povos indígenas já mudaram bastante e tiveram sua cultura transformada desde o primeiro contato com o homem branco. Mas ainda é possível aprender muito com a essência dos hábitos e tradições deles.
Aproveite o dia para aprender seis práticas comuns no cotidiano dos indígenas e que nos podem fazer ter uma vida melhor.

                       Economizar recursos


A consciência de que alguns recursos naturais são escassos faz parte da cultura indígena. Colher e plantar, tirar e repor são hábitos comuns e que garantem a sobrevivência. Além disso, como a comunidade sabe que tudo é de todos, é importante garantir que não falte água, alimentos, ferramentas...
                        
                               Exercitar o corpo


Ações do cotidiano indígena como cuidar da terra, fazer longas caminhadas e participar de celebrações típicas garantem atividades físicas constantes. E eles podiam nem saber antes, mas essa rotina faz um bem danado para o corpo.

                            Viver em comunidade


Há muitas atividades a serem feitas e muitas pessoas para executar cada uma delas. Para que toda a comunidade funcione bem, os grupos se organizam e trabalham em busca do bem comum.

                              Cuidar da terra


Por mais que não plantemos nossa própria comida e nem tenhamos contato tão próximo com a terra, é importante saber que é dela que vêm todos os nossos recursos. E os indígenas têm essa percepção com intensidade: o solo dá alimento, serve de base para as casas, é onde acontecem todos os eventos. Por isso é essencial cuidar bem dele.

                           Boa alimentação
                     


A maior parte dos alimentos consumidos pelos índios vinha de suas próprias plantações. Peixes, raízes e cereais dão origem a pratos típicos como pirão e tapioca.
É difícil produzirmos nossa própria comida, mas podemos nos inspirar e investir em um cardápio mais variado, orgânico e cheia de frutas e vegetais, como eles.

                      Respeitar os mais velhos
                     



A tradição é algo que une os indígenas - seja através da língua, da religião ou de rituais, e os mais velhos são a personificação desse laço invisível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: