quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ARTE RAIZ - Domingos José Siqueira dos Santos,conhecido como Domingos Barriga Branca


Domingos José Siqueira dos Santos,conhecido como Domingos Barriga Branca, nasceu na fazenda Muriti, há 18 quilômetros da cidade, em 1925. Residia à rua Frei Emerenciano nº 81, na cidade de Joaíma.
Desde os 7 anos de idade exercia a atividade de artesão. Embora conte com um razoável mercado para as suas peças, prestava outros tipos de serviços para aumentar a sua renda.
No dia em que foi entrevistado (30.09.86) havia ido à cidade de Jequitinhonha conduzindo em automóvel, um casal que havia marcado uma audiência com o Juiz de Direito. Recebendo naquela época a quantia de Cz$50,00 (Cinquenta Cruzeiros) pelo transporte.
Além da madeira usava alguns metais de sucata aplicados às peças.
Do conjunto de ferramentas constavam os seguintes: limas, formões, goivas, enxós, facas, serras, serrotes.
Segundo o senhor domingos suas peças estavam ligadas à realidade, não procurando criar nada de fantástico. Procurava esculpir figurações de trabalhadores de sua região, entre outros bois cavalos, carros de bois,etc... Além disso, não se contentava com a estática de sua imaginária e dava sentido teatral em suas peças com o flexionamento das figuras.
Senhor Domingos não era somente um escultor popular. Teve uma profunda raiz no artesanato utilitário. Usando madeira macia, como cedro, confeccionando rabecas, violas, cavaquinhos, violões e banjos.
Outras atividades ligadas ao entalhe é a confecção de espingardas com madeira resistente e cabo de revólver com chifre de boi.
Confira abaixo algumas peças deixadas por este talentoso escultor. Estas peças pertencem ao acervo da Biblioteca Municipal Belarmina Pereira Peixoto (Joaíma).








Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO: